quarta-feira, 15 de abril de 2015

Design de Interiores

Boa tarde pessoal,



 Hoje gostaria de falar um pouco sobre a profissão Design de Interiores, para quem não conhece, o profissional formado em Design de Interiores é o responsável pela harmonização dos ambientes, seja ele residencial, comercial, promocional ou institucional e é denominado Designer de Interiores.

 O designer pode ser contratado nas seguintes situações:


• A casa ainda está sendo construída, ajudando arquiteto e engenheiro na elaboração da planta baixa e entrando posteriormente na parte de finalização e acabamento da obra.

• A casa está sendo reformada, o profissional entra para auxiliar nas mudanças que serão feitas durante a reforma, com projetos de layout, paginação de piso e parede, pontos de energia, etc.

• Mudanças de layout na casa, que não envolvam reformas apenas mudanças de moveis e decorações.

• Construção de novo restaurante, bar, hotel, salão, consultório ou escritório, para que junto ao arquiteto e engenheiro possa participar da elaboração do projeto de planta baixa do local e entrando posteriormente no processo de acabamento da obra.

• Reforma de restaurante, bar, hotel, salão, consultório ou escritório, auxiliando nas mudanças a serem feitas para que o local seja adequado para receber clientes e pacientes.

• Mudanças de ambiente em restaurantes, bares, hotéis, salões, consultórios e escritórios, que envolvam troca de moveis e decorações.

• Construção de lojas, para que junto do arquiteto e engenheiro possa participar da elaboração do projeto de planta baixa do local, e entrando posteriormente no processo de acabamento da obra.

• Mudanças de ambientes de lojas, que envolvam troca de moveis e decorações.

• Criação de vitrines.



 Muito se engana quem acha que o Design de Interiores apenas troca os moveis de lugar e coloca plantinhas na sala para ficar mais legal. O designer de interiores estuda o ambiente a ser modificado, levando em consideração os conhecimentos técnicos na área e o gosto e estilo de vida do cliente.

 No campo técnico o Design de Interiores estuda a ergonomia, para poder criar moveis que se adequem a estrutura do corpo humano, fazendo moveis que sejam bonitos e confortáveis. Estuda também os princípios do desenho técnico para execução de desenhos técnicos (planta baixa, layout, paginação de piso, pontos hidráulicos, pontos de iluminação, pontos de energia, vistas, entre outros).



 Há estudos de perspectivas livres, isométricas e com pontos de fuga, para encorporar os projetos com esse tipo de arte, que facilita muito a visão de como um projeto ficará! Há um estudo de técnicas de pintura e humanização de desenhos, o que dá ainda mais realismo aos projetos.

 É também estudado os princípios da iluminação, tipos de lampadas, de luz, de luminárias, como fazer uma composição luminosa em um ambiente e como a iluminação influencia nas pessoas que usam determinado ambiente, pois a luz é tudo!

 Estudo das cores também faz parte do currículo de um design, que descobre como funciona a relação do psicológico com as cores do ambiente, e da interação de cores, luz e texturas!



 Ah, e já ia me esquecendo do estudo do passado.. Siim, um designer estuda a historia da arte e do mobiliário, onde vai encontrando varias referencias e aprendendo a distinguir os variados estilos de mobiliário e decoração existentes ao longo do tempo.

 O designer também estuda o funcionamento de lojas, técnicas para que a loja possa atrair mais clientes com mudanças de cor, iluminação, disposição de display, etc. Tendo o mesmo estudo voltado para a área comercial, que são os restaurantes, hotéis, salões, etc.



 Deu pra notar com esse pequeno resumo que o Design de Interiores é uma profissão bastante importante, que vem ganhando força no mercado, já que ao contrario de engenheiros e arquitetos, que se preocupam principalmente com a estrutura e disposição dos cômodos, o designer se preocupa com a humanização da construção, torna-la mais agradável para o ser humano, e por isso leva em conta não apenas os estudos técnicos citados acima e vários outros mas o cliente, buscando conhecer seus gostos e preferencias, sua rotina e modo de vida, para poder adequar as técnicas ao cliente, criando projetos únicos pois cada cliente é único.

 É isso pessoal, espero que tenham gostado desse resuminho, e se alguém se interessar em contratar um profissional, por favor mandar um e-mail para living.adoll@gmail.com

 Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem vindo! Sinta-se a vontade para dar sugestões, criticas e elogios, porém fique atento à algumas regrinhas e avisos:

• Comentários agressivos, racistas, preconceituosos ou que ferem de alguma forma a integridade moral da escritora e de leitores serão excluídos.

• Estou permitindo comentários anônimos pois sei que algumas pessoas não são usuárias do blogger e muitas não gostam de colocar seus e-mails no formulário de comentários, porém se os comentários anônimos começarem a ser usados com os proposito de difamação, preconceito, entre outros irei alterar essa configuração

• Também tem um blog? Deixe o link no comentário e terei o prazer de visitar! É sempre bom conhecer novos blogs!!

• Tem conta do Google+, sinta-se a vontade para seguir e conversar! (Google+ : Living Doll - livingadoll@gmail.com)

Obrigada pela atenção,
Living Doll