quarta-feira, 8 de abril de 2015

Pole Dance: As Origens

 Boa tarde pessoal,

 Gostaria de explicar para vocês a origem do Pole Dance, esse é meu segundo post sobre o assunto e acho que quanto antes falar das origens melhor!

 O Pole Dance propriamente dito tem origens  no ano de 1920, porém sua historia começa um pouco mais atras, na Índia do seculo XII.

 A pratica do pole vem da pratica do mallakhamb (significa "homem de força"), que era uma forma de ioga praticada em postes, pelos indianos, a pratica possui muitas semelhanças com o Pole Dance de hoje em dia, e apesar de ser praticada desde o seculo XII, só entrou na categoria de disciplina esportiva há aproximadamente 250 anos.

Garoto praticando Mallakhamb - Imagem do Google
 Uma outra pratica denominada Mallastambh também tem muitas semelhanças com o Pole Dance, seu significado é "ginastica do pilar" e era praticado por antigos lutadores de luta livre para dar mais força e resistência, porém hoje em dia a pratica não existe mais.

Pole Dancer - Imagem do Google
 Avançando um pouco na historia temos a origem do Pole Dance como o conhecemos mais popularmente, no ano de 1920, ápice da Grande Depressão Americana, um grupo de circo chamado Tour Fair Shows viajava pelas cidades divertindo multidões com seus malabaristas, palhaços e acrobatas, porém em paralelo ao show principal existiam divertas tendas menores, destinadas a públicos mais restritos e uma delas era conhecida por ter o Show Erótico, com as dançarinas de Hoochi Coochi. As garotas dançavam insinuamente em um pequeno palco à frente da pequena plateia e por conta do espaço reduzido os postes de sustentação da tenda ficavam bem próximos ao canto dos palcos e as dançarinas usavam eles como parte de suas apresentações.

Mulher no estilo Burlesque

 Em meados de 1950 o Pole Dance foi deixando as tendas de circo para ganhar espaço em bares de estilo Burlesque. Porém o Pole Dance moderno só passou a ser documentado em 1980 no Canadá e pouco se sabe sobre a pratica nos anos 60 e 80 quando streaptease se tornou popular no Canada e EUA, exceto por um registro de 1968 da performance de Belle Jangles no clube de streaptease Mugwump.
Fawnia - Imagem da Galeria do Site Oficial dela (link no fim do Post).

 Já no ano de 1990 o Pole Dance começa um novo rumo, com Fawnia praticando o Pole e trazendo essa realidade para as mulheres comuns, como uma nova maneira de se manter em forma, sendo esse o nascimento do Pole Dance Fitness, que só ganha forma realmente a partir de 2006, onde passa a ter um numero relevante de mulheres praticantes, onde muitas chegam a ter um pole em casa para treinar.

Garota praticando Pole Dance - Imagem do Pinterest

 Bom pessoal, essa é a historia do Pole Dance, suas raízes são inegavelmente eróticas, entretanto isso não impediu mulheres "comuns" de praticarem a dança e se beneficiar dela! E vale ressaltar que não é porque uma mulher faz Pole Dance que ela é vulgar ou está treinando para fazer streptease, como eu disse acima, é uma forma (ótima) de manter o corpo em forma, é um exercício completo e super satisfatório para quem detesta a mesmice de uma academia comum.

 Se você tem curiosidade de saber como é uma aula de Pole Dance, busque o stúdio mais próximo e se surpreenda nesse ritmo viciante! Tenho certeza que você vai se surpreender!!

 Espero que tenham gostado!! Até a próxima!!

Official Fawnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seu comentário é muito bem vindo! Sinta-se a vontade para dar sugestões, criticas e elogios, porém fique atento à algumas regrinhas e avisos:

• Comentários agressivos, racistas, preconceituosos ou que ferem de alguma forma a integridade moral da escritora e de leitores serão excluídos.

• Estou permitindo comentários anônimos pois sei que algumas pessoas não são usuárias do blogger e muitas não gostam de colocar seus e-mails no formulário de comentários, porém se os comentários anônimos começarem a ser usados com os proposito de difamação, preconceito, entre outros irei alterar essa configuração

• Também tem um blog? Deixe o link no comentário e terei o prazer de visitar! É sempre bom conhecer novos blogs!!

• Tem conta do Google+, sinta-se a vontade para seguir e conversar! (Google+ : Living Doll - livingadoll@gmail.com)

Obrigada pela atenção,
Living Doll